Foco Brasil

Um projeto de impacto social

UI / UX Designer

Uma plataforma que cruza e sistematiza dados públicos dos alunos que são gerados através de avaliações do MEC. Essa ferramenta permite que secretarias e professores da rede pública faça uma gestão pedagógica com foco no planejamento, no acompanhamento e na prática de sala de aula, orientando-os através desses dados quais as são fraquezas que devem ser trabalhadas ao longo do ano para melhorar o desempenho dos alunos.

Essa jornada começou no curso de UX Design na Tera, e a nossa equipe era formada pela Anna Malka, Kayque Soares, Mariane Marques, Rafael Messias, Raoni Azeredo, Silvia Guerra e por mim, Thiago Barreto, 7 cabeças inquietas que buscavam por conhecimento, por um propósito maior. Não tínhamos um papel específico no projeto, todos atuamos em todas as áreas contribuindo intensamente para o desenvolvimento deste projeto que foi muito bem recebido e elogiado pela Tuneduc.

Briefing e desafio

Em uma reunião inicial com a Tuneduc repassamos o Briefing e conhecemos melhor sobre o produto e a Startup, além de tirar dúvidas sobre o projeto onde eles relataram 3 problemas que tinhamos que resolver;

  • Como criar uma experiência de uso que nos ajude a estar mais presentes na vida dos professores e nas atividades de planejamento das intervenções pedagógicas?

  • Como podemos transformar os dados da plataforma em evidências objetivas que norteiam o trabalho de planejamento dos professores?

  • Como passar da informação ao insight?

  • Como podemos repensar a interface atual do produto para atender às demandas específicas de usabilidade e restrições dos usuários, de modo a aumentar o engajamento, percepção de valor da plataforma e aplicabilidade dos dados no planejamento das intervenções pedagógicas?

Projeto real desenvolvido durante o BootCamp de UX Design.

Matriz CSD

Antes de começarmos o nosso projeto era preciso alinhar o que sabíamos sobre o produto e principalmente sobre o usuário dessa plataforma, então fizemos uma Matriz CSD onde levantamos algumas hipóteses que fomos validar nas pesquisas. Porém tivemos que monta-la digitalmente pois o grupo reunia somente nas noite de segunda e quarta para as aulas e dessa maneira podíamos cada um ir contribuindo em cima de um mesmo documento.

Pesquisa

Levantamos hipoteses, pensamos em quais métodos usar,
mas na prática não foi bem assim que aconteceu.

 

Tivemos um grande problema em encontrar os professores que usavam a plataforma, por 2 motivos; a rotina longa e o difícil contato com eles, pois as secretárias não disponibilizavam o telefone e só tínhamos o email cadastrado que por sinal ninguém respondeu. O que tornou essa uma das partes mais trabalhosas e difíceis deste projeto e tivemos que mudar os métodos que usaríamos para validar nossas hipóteses e entender 4 pontos principais;

 

  • Sobre a rotina dos professores da rede pública;

  • Qual era a estrutura das escolas da rede pública; 

  • Como era a navegação pela plataforma;

  • E se conseguiam entender os dados que eram apresentados.

Então optamos em utilizar a Desk Research e uma pesquisa Quantitativa para entender sobre a rotina dos professores e a estrutura das escolas da rede pública, afinal aqui o nosso universo era bem mais acessível pois não tínhamos que nos limitar a quem usava a plataforma e poderíamos refletir o comportamento destes aos que usam. Conseguimos através de uma pesquisa online 33 repostas que junto com a Desk Research nos ajudou a entender alguns pontos;

Alguns dados da

Desk

Research

e alguns dados da

Quantitativa

Qualitativa

Conseguimos poucos contatos, mas conversando com um e com outro conseguimos o contato
de 3 professores e um Diretor de escola que usavam a plataforma, destes fizemos 2 entrevistas presenciais e 2 por telefone. Nessa qualitativa conseguimos validar muitos pontos da pesquisa quanti e identificar as dores que nossos usuários tinham durante o uso da plataforma.

Marina

Nossa persona

tem 35 anos, é professora da rede pública em Recife. Seus alunos têm entre 11 e 14 anos. E ela ama o que faz. Ela tem uma vida super corrida está sempre se atualizando, além das aulas, ela está constantemente fazendo cursos de atualização, para bater suas metas, receber de bônus no fim do ano, tudo isso no contexto da mulher moderna.

Objetivos

O maior objetivo é poder passar o conhecimento de sua matéria para os alunos de maneira mais dinâmica e dentro da linguagem dos seus alunos aumentando o desempenho e atingindo a meta do IDEP. Além disso, precisa conciliar a sua rotina corrida de professora

Mídias

Usa celular (E-mail, WhatsApp, Uber, Google
e Redes Sociais) e computador para planejar aula e se atualizar

Desafios

Ela sabe das dificuldades da sua escola, que não favorece o uso de muitas tecnologias. Sua escola lhe deu acesso à uma plataforma cheia de dados para ajudar no planejamento. Porém não recebeu nenhum treinamento específico e com tanta correria não consegue dedicar muito tempo à análise do que tem na plataforma, muito menos transformar esses dados em ideias para suas aulas.

Como ajudamos?

Oferecendo uma plataforma que facilite o acesso
à informações que gerem insights para o planejamento de suas aulas, entendendo melhor onde está a dificuldade do aluno. Na ferramenta
ela poderá interagir com outros professores, compartilhando sua dúvida e buscar outras
maneiras de solução

Marina

Jornada da

Entendemos depois de montar a jornada do usuário que era importante começar o contato com o usuário bem antes do planejamento.

Arquitetura, 
protótipos de baixo
e fluxo de navegação

Primeiro trabalhamos com cardsorting para entender a melhor forma de organizar o conteúdo e passamos por uma sessão de Crazy8 para sair do zero e na sequência orgnaziamos um fluxo de navegação que enxergávamos com ideal.

… mas era preciso validar

Solução

A gente descomplicou a plataforma, menos clicks, uma experiência personalizada e com dados fáceis de visualizar.
Tudo isso é possível ser acessado no celular da Marina.
E ao final chegamos a um protótipo de média fidelidade.

Desktop + Mobile

Wizard

Como identificamos que nem todos os professores recebiam treinamento para usar a plataforma criamos Wizard explicando todos os pontos da tela em que o usuário estiver navegando.

Navegação Fácil

Na sua página inicial já podemos focar  no que realmente importa:
no desempenho das suas escolas e turmas.

Mapa de Habilidades

Nos detalhes de desempenho, podemos encontrar o mapa de habilidades remodelado. Agora em um formato de linha do tempo, as etapas podem ser selecionadas no topo e as habilidades ordenadas por prioridade (cores). Essa sequência nos indica quais habilidades devemos focar primeiro, mas também não perdemos a visão geral das demais, através da rolagem de tela ou da funcionalidade de impressão.

Ideias

Agora a plataforma traz artigos, referências bibliográficas, análises dos dados, vídeos e grandes nomes da Pedagogia para te ajudar nessa jornada do ensino das habilidades.
As dicas são verdadeiros artigos pedagógicos distribuídos em formatos de fácil consumo, como vídeos, podcasts e análises ponderadas por autores engajados para te ajudar nessa jornada.

Teste de usabilidade

Criamos um teste de usabilidade porém devido a dificuldade de contato com os professores que usam a plataforma e o prazo para a aprestarmos o nosso Demoday chegando não conseguimos aplicar o nosso teste de usabilidade.

MVP e Métricas

O projeto que criamos foi muito extenso e complexo e por isso criamos um MVP para aos poucos de implementando todo o projeto.

😉

Tnks

Pedro Camarote

Head de Produto

Time Terá, queria agradecer a presença de vcs ontem, todos ficaram felizes por aqui e fizeram mtos elogios ao trabalho de todos.

Pedro Camarote

Head de Produto

Gostaria de agradecer a dedicação que tiveram com nosso projeto e parabenizá-los mais uma vez pelo ótimo trabalho, provocação e apresentação. Nós todos da Tuneduc adoramos a apresentação de vocês.

Feedback Tuneduc

  • linkedin
  • medium
  • behance
  • mail